13 de octubre de 2010

A LUZ ROSA E A MAMOGRAFIA..

Luz rosa para lembrar-se da importância da mamografia.

É tudo muito bonito e chamativo a TV mostra em rede nacional e o Brasil fica encantado com a atitude de Salvador com a sua "luz rosa" mostrando a preocupação com as mamas das mulheres baiana. A realidade é outra, é cruel. A mulher pobre que não pode pagar morre na fila e na espera..

O importante não é a "luz rosa" sinalizando e lembrando as mulheres que elas precisam fazer a mamografia.

Onde realizar o exame? Levantar nas madrugadas e ficar em uma fila kilométrica do SUS para conseguir uma senha?

Só quem já passou por esta triste realidade sabe o significado de fazer uma mamografia através do sistema único de saúde. Uma verdadeira pouca vergonha do poder público com a saúde das mulheres.

Um descaso nacional, uma falta de respeito com a saúde da mulher.

Não é a luz rosa que vai resolver o problema do câncer de mama.

Salvador tem uma deficiência neste sentido, existem poucas clínicas credenciadas pelo SUS e mesmo estas poucas clínicas o atendimento é péssimo. Não trata a mulher com devido respeito.

No bairro do Canela tem uma clínica que faz filas imensas e as pessoas que trabalham nesta clínica tratam as pacientes com indiferença (já passei por esta clínica, lembro que peguei ficha número 120) deixa a auto-estima da mulher no chão.

Um calor insuportável, não tem lugar para sentar e vai empurrando as mulheres como se não fosse gente, principalmente aquelas que vêm de longe das cidades do interior, muitas vezes sem nenhum alimento no estômago, viaja a noite inteira em carros apertados e sem conforto, chega a Salvador na madrugada e nem um café pode tomar porque não tem dinheiro. (falei com uma delas neste dia, ela tinha vindo de Euclides da Cunha).

Na Mouraria existe outra clínica credenciada para fazer a mamografia, acontece que o mamógrafo está sempre quebrado, o atendimento das funcionárias até que não tão ruim, mas o local (recepção) onde as mulheres ficam são sujos e sem a menor ventilação, os banheiro imundos.

A clínica da Liberdade? Esta deixo apenas a interrogação..

Sinceramente para que "luz rosa"? As mulheres precisam são de clínicas bem equipadas e com conforto para fazer seu exame sem ter que levantar de madrugada e ariscar suas vidas pelas ruas escuras nas madrugadas.

Maria Luiza, primeira dama e deputada estadual, faça uma visita a uma destas clínicas na calada da madruga como se você fosse uma mulher do povo, lembre das suas eleitoras depois das urnas, foram elas que elegeu você e seu marido.

1 comentario:

  1. Cara Selia,

    Adorei seu blog e não podia sair sem deixar um comentário quanto ao assunto.

    Eu sou do Rio de Janeiro e lamentavelmente a situação aqui não é nada diferente. O descaso não é apenas com as mulheres, mas com todos.

    Não é nada fácil obter atendimento pelo SUS onde que quer se vá.

    Mas não podemos desistir, temos que denunciar e lutar para que o triste quadro da saúde no Brasil seja revertido.

    Parabéns pelo blog. Se quiser, me faça uma visita.

    Beijocas de: http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderEliminar

19.01.2023

 !9 dias do ano 2023 e tantas coisas já conteceu... Tantos sonhos desfeitos e outros realizados, vidas ceifadas Que ano mais promissor será ...